sexta-feira, 9 de abril de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DA AMIZADE

1 – Um amigo é, antes de tudo, uma certeza. Seu modo de agir é seguro e sua esperança tranqüiliza. Ele não apenas traz segurança. Ele é um pouco do que somos e, por isso mesmo, nos assegura que nunca estamos sem apoio. Aliás, ele nunca está longe, nem quando separado por países ou oceanos.

2 - Um amigo é mais uma presença espiritual do que física. Explico-me: presente ou não fisicamente, o que o torna meu amigo é sua capacidade de nunca se ausentar de minha vida, em qualquer circunstância. Ele não sai do meu interior, pelo simples fato de que se tornou um pedaço da minha vida.

3 - O amigo se identificou comigo nos pontos mais importantes da minha vida. Ele discorda em muitas coisas e chega mesmo a discutir e ter “pegas” comigo, mas é exatamente por concordar nos pontos básicos que ele se exalta quando percebe que não estou sendo coerente.

4 – O amigo não tem interesse pessoal com respeito a minha pessoa. Não é exclusivista e nem ciumento. Deixa que eu tenha outras amizades e até as incentiva e se interessa para que corra tudo bem. Não espera agradecimentos por tudo e quando é ferido por uma ingratidão ou preterido por um outro que merecia menos, mas recebeu tratamento melhor, ele se cala e continua paciente ao meu lado, esperando ser útil.

5 – Um amigo não concorda em tudo. Ele diz verdades que doem, mas também diz verdades que curam e, se preciso, corre o risco de perder uma amizade, mas não deixa de dizer a verdade.

6 – Um amigo é seguro e tranqüilo de seu lugar na minha vida. Sabe que mesmo que eu canse dele, ele continuará ao meu lado. Às vezes, um amigo é um “chato querido”.

7 – Um amigo não vigia, nem policia. Ele observa... E só.

8 – Um amigo não protege, ele ajuda. Mas dá liberdade ao outro de optar.

9 – Um amigo tem horror aos diálogos que só permanecem no plano material ou na superficialidade. Ele tem tempo para ouvir e para fazer confidências. Mas também não fica a exigi-las. Ele tem um pouco de eterno.

10 – Um amigo leva a Deus.

Dizem que hoje é difícil encontrar um verdadeiro amigo. É que hoje em dia, há muito pouca gente que tem coragem de ter fé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace