terça-feira, 24 de agosto de 2010

FUMEC lança pós inédita em Embalagens Sustentáveis: Design e Gestão

Componente indispensável para a comercialização e consumo de qualquer produto, a embalagem representa um dos maiores desafios para a indústria. A luta pela redução dos custos, das emissões poluentes e da dispersão de resíduos de embalagens pós-consumo tornou-se uma constante no meio industrial. Nesse contexto, a Universidade FUMEC lança a primeira pós-graduação lato sensu em “Embalagens sustentáveis: design e gestão” do país. As inscrições estão abertas, e as aulas acontecem de setembro de 2010 a setembro de 2011, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30.

Site para mais informações e inscrições http://www.fumec.br/

O curso conta com equipe de primeira linha em criação, desenvolvimento e gestão de embalagem, e é coordenado pelas professoras Juliana Pontes e Fernanda Mattoso. “Nosso principal objetivo é fomentar a pesquisa e incentivar o desenvolvimento teórico-prático, a fim de expandir a discussão entre profissionais que lidam direta ou indiretamente com a área em questão”, explica Juliana.

A especialização é direcionada a designers, profissionais de comunicação, empresários, gestores de produtos e serviços, gestores de marketing, profissionais das áreas sociais e organizações não-governamentais, engenheiros ambientais, engenheiros de produção e engenheiros de materiais.

Para a professora Fernanda Mattoso, a embalagem deve reforçar o consumo consciente e contribuir para a educação do consumidor quanto ao descarte e às práticas ecologicamente corretas. “Esta responsabilidade demanda conhecimento técnico apropriado do designer e/ou gestor dos projetos para que a readequação de linguagem cumpra as reais necessidades dos produtos e do mercado em que circulam. Enfim, a sustentabilidade promete revoluções na cadeia produtiva de embalagem”, afirma.

Em breve, as sacolas de plástico serão extintas; os fabricantes terão que recolher as embalagens descartadas pós-consumo e se responsabilizar pela destinação adequada destas; os projetos de inclusão social tenderão a movimentar a indústria da reciclagem; a redução de espaços nos armazéns demandará novos sistemas de armazenamento e transporte; a nanotecnologia reinventará o ciclo de vida dos produtos; as pessoas comprarão mais produtos verdes.

Sancionada no dia 2 de agosto pelo presidente Lula, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é mais um importante passo nessa direção. Ela determina que União, Estados e municípios elaborem estratégias para tratar do lixo, estabelecendo metas e programas de reciclagem. Fica proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos. Além disso, embalagens deverão ser fabricadas com materiais que propiciem a sua reutilização ou reciclagem. O projeto também proíbe lixões e traz para as indústrias a responsabilidade pelo descarte de produtos eletrônicos, pneus, lâmpadas fluorescentes, entre outros.
Mais informações e inscrições http://www.fumec.br/.

Central de Relacionamento FUMEC: 0800.0300.200.

Um comentário:

  1. Não é propaganda, mas informação.

    Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

    Como fica o Coco Verde com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ??

    300.000 caminhões de resíduo de coco por ano.
    Telhado Verde
    www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    ResponderExcluir

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace