quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Utilize os 3R na sua rotina!

Reciclar é mais do que uma alternativa de renda. Reciclar é cuidar para que algo que seria jogado no lixo seja reutilizado de forma satisfatória, absorvendo todo potencial de uso do produto. O que antes poderia ser encarado de forma preconceituosa, hoje, é questão de bom-senso e de sensibilidade em entender que o uso indiscriminado de recursos naturais acarreta um alto preço em todos os setores da sociedade.
Cada um de nós pode contribuir, separando nosso material utilizado no dia-a-dia, jogando no lixo somente materiais orgânicos ou que não possam ser aproveitados como produto reciclável. Adquirir esta mentalidade é fundamental para que possamos viver num mundo melhor, com maior qualidade de vida, com mais recursos naturais a nossa disposição e, o melhor de tudo, garantido a sobrevivência de todos nós no planeta.

DEIXE SUA ROTINA DIÁRIA MAIS VERDE!

MANHÃS...
Banheiro:
1-Parece algo que não precisa ser lembrado, mas muitos de nós esquecemos que podemos economizar água com simples hábitos como não deixar a torneira aberta enquanto fazemos a barba, lavamos o rosto ou escovamos os dentes.
2-Utilizar o calor do sol para aquecer a água economizará energia, e você ainda pode economizar no consumo de água instalando no seu banheiro chuveiros de baixo fluxo. Você ainda pode instalar no seu aquecedor um “timer”, que regula o consumo de energia dispensado para aquecer a água.
3-Fazer a barba com barbeador elétrico ou navalha, ao invés de barbeador descartável, pode diminuir a quantidade de lixo da sua casa. E plante uma árvore!
4-Use toalhas para secar rosto e mãos, ao invés de papel, que acumulam lixo. Pendure suas toalhas regularmente, para mantê-las sempre secas, assim você pode fazer uso diversas vezes sem precisar lavá-las constantemente.

Café da Manhã:
1-Amantes de suco ou iogurte podem contribuir ao comprar sucos concentrados e iogurtes com embalagens retornáveis, ao invés de embalagens unitárias e descartáveis.
2-Muitos de nós gostamos de folhear o jornal durante nosso café da manhã, mas considere a possibilidade de ler as notícias em espaços públicos como Cafés e escritórios. Mas, se você prefere ter o seu próprio exemplar, não se esqueça de reciclar!
3-Quando preparar seu almoço ou lanche para as crianças levarem para a escola, escolha embalagens reutilizáveis ao invés de embalá-los com papel alumínio ou filme plástico.
4-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e retirar da tomada os carregadores, pois eles continuam a consumir energia mesmo quando não estão carregando;

INDO AO TRABALHO:
1-Não saia de casa sem sua sacola retornável, pois você pode dizer “não” à sacolas plásticas sempre que fizer compras.
2-Por mais radical que possa parecer, no mundo de hoje onde “quanto mais fácil melhor”, e o jeito mais fácil de reduzir sua emissão de carbono é evitando automóveis. Desligue os motores e pedale sua bicicleta, caminhe, peça carona, utilize transporte público ou qualquer alternativa.
3-Se você não tem outra opção a não ser seu veículo para ir ao trabalho, verifique o modelo do seu carro e opte por combustíveis alternativos. Mantenha os pneus do veículo sempre calibrados.
4-Ao enfrentar engarrafamentos no trânsito para ir ao trabalho, tente desligar o motor se você perceber que ficará parado por longos períodos. E plante uma árvore!
5-Para aqueles que sofrem de stress no trânsito, lembre-se que rápidos arranques e altas velocidades desperdiçam combustível. Então, se você quer economizar combustível e salvar o planeta ao mesmo tempo, acelere gradualmente – Conte até 10 e diga o planeta precisa de mim!

NO TRABALHO:
1-Usar copos de vidro/canecas é uma boa opção para a preservação do meio ambiente e uma alternativa para copos plásticos e não-biodegradáveis!
2-Reserve garrafas e jarras no escritório para enchê-las com água potável, ao invés de comprar novas garrafas plásticas. 80% das garrafas plásticas são recicláveis, mas apenas 20% delas de fato são.
3-Quando você precisar de um bloco de anotações, vire a página de um antigo documento ou rascunho. Poupe papel!
4-Se não existe um sistema de reciclagem no seu escritório, inicie um você mesmo! Reciclar nosso lixo contribui para redução das emissões de carbono e, conseqüentemente, do aquecimento global.
5-Quando você precisar ter uma cópia impressa, certifique-se que optou pela impressão em ambos os lados do papel. Essa prática é uma ótima “salvadora de árvores”!
6-Diminua a emissão de carbono do seu escritório programando os computadores, monitores, impressoras, copiadoras e outros equipamentos para desligarem automaticamente após longos períodos de desuso. E plante uma árvore!
7-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente em salas vazias e corredores. Uma forma muita fácil de economizar energia.
8-Se você está em busca de personalizar seu ambiente de trabalho, não pense duas vezes: Plantas! Os humildes vasos de plantas são ótimos para o meio ambiente porque removem as impurezas e poluentes presentes no ar.

DEPOIS DE UM LONGO DIA:
1-No verão ou meses mais quentes, considere usar um ventilador em conjunto com seu aparelho de ar condicionado, para distribuir o ar frio mais eficazmente pelo ambiente.
2-Não coloque lâmpadas ou televisores próximos ao termostato do ar condicionado. O calor emanado por esses aparelhos pode confundir o termostato, fazendo o ar condicionado funcionar por mais tempo do que o necessário.
3-Quando estiver com preguiça, não jogue suas roupas limpas na cesta de lavar roupas apenas para evitar pendurá-las! Use seus jeans mais de uma vez...
4-Para lavar roupas e louças use produtos ecológicos. É a melhor opção para você e para o meio ambiente! E nós mencionamos plante uma árvore?!

Via http://www.voluntariosonline.org.br/noticia/323-Utilize-os-3R-na-sua-rotina-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace