sexta-feira, 20 de março de 2009

Os cinco passos para a autoconfiança

O primeiro passo é: goste de si mesmo. Gostar de si mesmo é o mais importante ingrediente da autoconfiança. Pessoas que se amam são alegres e otimistas, sentem-se bem consigo mesmas, e os outros gostam de estar com elas.

O segundo passo: escolha seus pensamentos.
Você é a soma total dos seus pensamentos. E a diferença entre um otimista e um pessimista está no que cada um escolhe como centro do pensamento. Em todos os momentos, você tem a liberdade de escolher que pensamentos vai conservar e quais vai dispensar. Por isso, toda vez que se sentir deprimido, desanimado ou pessimista, mude a direção de seu trem de pensamentos imediatamente. É simples: diga não aos pensamentos negativos e procure outros que possam criar um estado de otimismo e alegria.

O terceiro passo para a autoconfiança é: observe as pessoas confiantes.
Tente descobrir como elas conseguiram, observe suas características, preste atenção ao modo como falam e se comportam. Procure-as, ouça-as, imite-as.

O quarto passo é: escolha as influências.
Você sabe que está exposto a influências e opiniões de todos os tipos, e isso é algo que não se pode evitar. O importante é estar consciente do que o influencia e saber a quais influências quer se expor. Inunde sua mente com as idéias e os pensamentos mais animadores e positivos que puder encontrar. Comece a cortar e filtrar os pontos de vistas negativos e pessimistas que ouvir. Desenvolva imunidade ao pessimismo, de modo a não absorvê-lo.

E, finalmente o quinto passo para a autoconfiança: cuidado com as comparações.
A maneira mais rápida de acabar com a autoconfiança é comparar-se a pessoas erradas. Por isso, não coloque ninguém num pedestal. Não se ache inferior a ninguém. Esqueça as comparações e escolha alguém apenas para servir de modelo, uma pessoa que tenha qualidades e características que você admira e que poderá ensinar a você alguma coisa.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai ." (Filipenses 4 : 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace