Pegada Ecológica

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Campanha para Arrecadação de Tampinhas plásticas para o Zoológico de Salvador

O que é o que significa CataZoo?
É uma campanha, idealizada por cinco alunos de Relações Públicas da UNEB, que conta ainda com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e visa arrecadar 2 milhões de tampinhas plásticas para o Zoologico de Salvador. CataZoo significa: Campanha de Arrecadação de Tampinhas para o Zoologico
Qual o objetivo da Campanha?
Arrecadar 2 milhões de tampinhas para reduzir o consumo e garantir a qualidade da água para os animais do Jardim Zoológico de Salvador, através de um sistema barato e alternativo. Este é o objetivo do projeto já existente no Zoológico, que serviu de base para o CataZoo
Porque 2 milhões de tampinhas e quais os animais que se beneficiarão deste filtro?
Esse número de tampinhas é suficiente para encher e limpar os cinco tanques, responsáveis pelo sistema de filtragem dos hipopótamos, macacos pregos, antas, aves de rapina entre outros animais. 


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aquecedor Solar com Garrafas Pet

economiaenergia Inventor ensina a fazer Aquecedor Solar com Garrafas Pet

O catarinense José Alcino Alano  viaja o Brasil e outros países  fazendo demonstração de seu projeto de construção e instalação de aquecedores solares com garrafas pet.

O equipamento proporciona economia de energia elétrica e beneficia moradores de baixa renda. Ele é o criador do equipamento, que ganhou notoriedade no país.

Segundo José Alano, o projeto possibilitará às pessoas com menor poder aquisitivo “ter mais conforto, dignidade e qualidade de vida através da energia solar gerada”

Vi em: www.openinnovatio.org

terça-feira, 27 de julho de 2010

domingo, 25 de julho de 2010

CROSSING AMERICAN COAST

5 MIL ANOS DAS AMÉRICAS EM 22 MIL QUILÔMETROS
Quando alguém diz que nunca sentiu medo, que nunca temeu a morte, está mentindo. Quem já não escalou perigosos degraus de uma escada, quando muito menino? Uma verdadeira aventura. E o importante é tomar a atitude de ir ao encontro dela, como fizeram esses dois aventureiros nesta fantástica viagem.


Revista Maxim está organizando o Maxi Model Prudence

Agora você envia sua foto para a Prudence.
Em Novembro, a revista Maxim envia sua foto pra todo mundo.
(A vencedora sairá na capa da revista em novembro!).

Em parceria com a Prudence, a revista Maxim está organizando o Maxi Model Prudence,
um concurso de modelos para você que sonha em ser capa de revista.


Site: www.useprudence.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Congresso Internacional de Sustentabilidade

fibops
Site: www.fibops.com.br

A-COR-DAR

Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar?

A-COR-DAR

Viu?

Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz.

Existem pessoas que acordam às 6:h00 da tarde.

É isso mesmo!

 

Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo.

E existem alguns, acredite, que passam a vida toda e não conseguem acordar.

Eu tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade.

Ele me disse: Descobri que estou na profissão errada!

E ele já estava se aposentando...

Imagine o trauma que esse amigo criou para si, para os colegas de trabalho, para a sua família!

Foi infeliz durante toda a sua vida profissional porque simplesmente não “acordou.

Eu, na época, era muito jovem, mas compreendi bem o que ele estava me ensinando naquele momento.

Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele.

Sabe por quê?

 

Porque a vida tem a cor que "A GENTE PINTA"

O engraçado é que os dias são todos exclusivos.

Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu.

Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor da nossa vida.

Os meus dias são os mais lindos da face da terra porque eu os faço os mais lindos da face da terra.

 

O PRIVILÉGIO DE FAZER OS OUTROS FELIZES

 

Dê a você a oportunidade de “a-cor-dar”

todos os dias e compartilhar com os outros

o que Deus nos dá de melhor!

acordar

domingo, 18 de julho de 2010

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global (www.pactoglobal.org.br e www.unglobalcompact.org) tem como meta mobilizar as empresas para que, juntamente com outros atores sociais, contribuam para a construção de uma economia global mais inclusiva e sustentável. A iniciativa baseia-se em direitos universalmente reconhecidos para avançar a responsabilidade social corporativa, disseminando boas práticas empresariais dentro de princípios reconhecidos, com transparência e diálogo.
O Pacto Global é um referencial ético mundial, a ser perseguido pelas signatárias ao longo do caminho rumo à Responsabilidade Social Plena. A adesão formal é feita através de encaminhamento de uma carta ao Secretário Geral da ONU, na qual a empresa declara seu compromisso de respeitar os dez princípios básicos.
pactoglobal-8principios

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)

Em Setembro de 2000, dirigentes de 191 países se reuniram na Assembleia do Milênio das Nações Unidas e elaboraram um conjunto de objetivos a serem atingidos até o ano de 2015, com vistas a combater a pobreza, a fome, a doença, o analfabetismo, a degradação do ambiente e a discriminação contra as mulheres.
Os ODMs (www.nospodemos.org.br) configuram metas de desenvolvimento para os países e se relacionam diretamente com os princípios do Pacto Global, cujas empresas signatárias realizam ações concretas.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)

Em Setembro de 2000, dirigentes de 191 países se reuniram na Assembleia do Milênio das Nações Unidas e elaboraram um conjunto de objetivos a serem atingidos até o ano de 2015, com vistas a combater a pobreza, a fome, a doença, o analfabetismo, a degradação do ambiente e a discriminação contra as mulheres.
Os ODMs (www.nospodemos.org.br) configuram metas de desenvolvimento para os países e se relacionam diretamente com os princípios do Pacto Global, cujas empresas signatárias realizam ações concretas.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
pactoglobal-odms
Confira os movimentos em seu estado:
pactoglobal-inicial_mapa

Portal ODM

Uma nova ferramenta para acompanhar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos. Trata-se do Portal ODM que apresenta dados relacionados a essas metas em relação a cada um dos 5.564 municípios brasileiros.

sábado, 17 de julho de 2010

Aprenda sobre sustentabilidade brincando

Escrito por: Bruna Komarchesqui

Ecojogos são uma forma lúdica de se conscientizar sobre problemas ambientais

Para os aficcionados por jogos eletrônicos, uma boa dica são os chamados “ecojogos”.  O site do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente indica alguns endereços virtuais de jogos para diferentes idades.


WeAther - O "WeAther”, do Greenpeace, trata dos problemas causados pela emissão de gases poluentes e pelo aquecimento global. Site em português.


Energyville – O jogador precisa providenciar energia em quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 3,9 milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, mantê-la limpa, segura e economicamente viável. As escolhas dos jogadores têm impactos econômicos, tecnológicos e ambientais sentidos pelos moradores locais. Versão em inglês.


Honoloko - O jogo acontece na Ilha de Honoloko, que é muito semelhante ao nosso mundo e onde as nossas ações impactam o meio ambiente onde vivemos. O objetivo do jogador é tomar decisões que melhorem a saúde dos habitantes e o ambiente de Honoloko. O jogo é direcionado a jovens e adultos. O jogador pode escolher entre 26 idiomas, inclusive uma versão em português.


Para as crianças:


Eco Kids – Site feito sob medida para a criançada. Propõe-se a transmitir aos pequenos, por meio de jogos e entretenimento, conhecimentos básicos sobre cidadania e meio ambiente. O público-alvo são crianças entre 4 e 7 anos. Site em português.



Ecoagents – Special Units - Os jogadores podem se tornar Ecoagentes, da Agência Européia do Ambiente (AEA), encarregada de recolher informações sobre o ambiente em toda a Europa. Como ecoagentes podem ajudar a proteger o meio ambiente e os recursos naturais. O público-alvo são jovens e crianças de 7 a 14 anos, mas o site é inglês.


Conhece mais algum ecojogo bacana? Indique para nós!

Fonte: http://www.ibflorestas.org.br/

Conheça os benefícios da coleta seletiva

ecopasso03 Papel

  • A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);
  • A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
  • A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores;
  • A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono naatmosfera;
  • O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira.

Metais

  • A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kgde cal;
  • Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água;
  • Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;
  • Vale lembrar que que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!

Vidro

  • O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;
  • As propriedades do vidro se mantêm mesmo depois de sucessivos processos de reciclagem, ao contráriodo papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens;
  • O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo;
  • O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos;
  • Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.

Plásticos

  • Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente;
  • A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;
  • 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Fonte: wwf.org.br


Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Aquecimento global: o alarme está acionado

Por: Karla Hansen, Jornalista


Comentar o tempo, reclamar do verão que não houve, do calor exagerado fora de hora ou da chuva intermitente é coisa corriqueira entre nós, desde os antigos. O clima é algo que nos afeta, mas escapa de nosso controle. E o máximo que fazemos é olhar o céu, reclamar, lamentar ou acompanhar as previsões do tempo nos noticiários de TV. Isso se não somos trabalhadores da agricultura ou desempenhamos outra atividade que dependa do clima, ou ainda, quando não somos nós as vítimas de enchentes, de desabamentos ou da seca. E, mesmo nestes casos, os desastres naturais são entendidos, quase sempre, como condenação divina ou acasos da natureza.

Veja mais em:
Educação Pública - Aquecimento global: o alarme está acionado

Frases de parachoque de Caminhão

  • transporte Amar sem ser amado é como tomar banho sem ter se ensaboado.
  • Deus é maior do que você merece.
  • Deus fez a mãe e o e o Diabo inventou a sogra.
  • Deus fez o mundo em 6 dias, não tinha ninguém perguntando quando ia ficar pronto.
  • Deus lhe dê em dobro o que me desejas!
  • Deus iscrévi sértu... mais eu não!
  • Devagar se vai ao longe, mas demora um tempão!
  • Deve ter um jeito melhor de começar o dia do que acordando cedo todas as manhãs.
  • Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.
  • Devo, não pago. Nego enquanto puder.
  • Dia de pobre é o dia seguinte.
  • Diferença de credor e devedor: o primeiro tem a memória muito melhor.
  • Difícil não é viajar, é viver longe do lar.
  • Diga sempre a verdade a sua mulher, mesmo que tenha que mentir um pouco.
  • Dinheiro de pobre parece sabão; quando pega, escorrega da mão.
  • Dinheiro e mulher bonita, só vejo na mão dos outros.
  • Dinheiro não é tudo. Tem também o Credicard, Visa...
  • Dinheiro não traz felicidade, mas acalma os nervos.
  • Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris!
  • Dinheiro não traz felicidade. Dê-me o seu, e seja feliz.
  • Dinheiro não traz felicidade; manda trazer.
  • Direito tem quem direito anda.
  • Dirigido por mim, guiado por Deus.
  • Dirijo com cuidado para não deixar chorando quem me espera sorrindo.
  • Dirijo devagar, tenho pressa de chegar.
  • Discurso é igual vestido de mulher, quanto mais curto melhor.
  • Dívida pra mim é sagrada. Deus lhe pague.
  • Divórcio é igual engenho, só devolve o bagaço.
  • Dizem que dinheiro é coisa do diabo; mas quiser ver o diabo, ande sem dinheiro.
  • Diz-me com quem andas e te direi se vou contigo.
  • Do frio do sul ao calor do norte, montado na morte, à procura da sorte.
  • Do Oiapoque ao Chuí, só paro para fazer xixi.
  • Doei todos meus órgãos: o coração já está em seu nome.
  • Duas coisas gostosas: uma embreagem macia e uma mulher carinhosa!
  • Duas coisas matam de repente: vento pelas costas e sogra pela frente.
  • Duas coisas que eu gosto: cerveja gelada e mulher quente.
  • Duas coisas que não gosto: cerveja quente e mulher gelada.
  • Duas palavras que abrem muitas portas: Puxe e Empurre.
  • É bom ser importante, mas importante é ser bom.
  • Mais vale um peito na mão do que dois no sutiã.
  • Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda;quando atrasa, preocupa.
  • Não sou dono do mundo,mas tenho tudo porque sou filho do dono.
  • Nas minhas viagens sinto muitas saudades da família, principalmente da "cabeludinha do meio"
  • Para quem tem granja: Quando a galinha é boa, o pinto não falha.
  • Ser moça é facil dificil é ser virgem!
  • Sorria! Você está sendo ultrapassado!
  • Vou com Deus se não voltar estarei com ele.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Arte com Alma

Art With Soul full from BintangTV on Vimeo.

Mas bah, tchê! Nem te conto...!!!

Mate000000 SER GAÚCHO ÉÉÉ . . .
... é morar em Florianópolis e dizer que Caxias do Sul é melhor;
... é assinar Zero Hora em Nova York;
... é estar no Maracanã escutando a Rádio Gaúcha;
... é bater no filho ao descobrir que ele é Flamengo;
... é chamar jacaré de lagartixa;
... é achar que a FREE WAY é a nona maravilha do mundo;
... é ter confiança em bancos gaúchos;
... é comemorar uma revolução que não deu certo;
... é chamar a mulher de prenda;
... é dizer que é fácil fazer churrasco;
... é comer a costela antes da picanha;
... é dizer que vaso de banheiro é PATENTE;
... é comer NEGRINHO em vez de brigadeiro;
... é falar TCHÊ ao telefone só pra ver se descobre outro;
... é falar TU em vez de VOCÊ;
... é enviar cartão postal de TORRES;
... é fazer compras no SÚPER;
... é dizer que tem um FRIGIDAIRE em vez de geladeira;
... é achar que o LAÇADOR é maior e mais bonito que o Cristo Redentor;
.... é achar que o GUAÍBA é rio;
... é dizer que tomar água à 100º C com gosto de mato é coisa de macho;
... é chamar geléia de CHIMIA;
... é chamar doce de leite de MU-MU;
... é falar classe em vez de carteira;
.... é falar roleta em vez de catraca;
... é falar lomba em vez de morro;
... é poder falar tri legal ou muito tri;
... é chamar quarteirão de quadra...
... é chamar semáforo de sinaleira (ninguém entende)...
... é falar "capaz" (ninguém entende também)...
... é torcer pra qualquer time que esteja jogando contra o time adversário
    (grêmio ou inter)...
... é ficar babando na frente do açougue e achar carne "linda"...
... é gostar de passar frio (5 graus e o índio velho vai colocar um
    moletom)
... Outra coisa que só o gaúcho fala é "pechada" quando se refere a uma
    batida de carros.. ninguém entende...
... Chegar no mercado e pedir : me dá 5 pila de cacetinho e 1 kilo de
    guisado ....
Ser gaúcho é:
- Saber que a nossa pátria é o Pampa e não a praia com coqueiros;
- saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;
- saber que nosso valor é a lisura e não a malandragem;
- é ser simples de modos, mas reto de caráter;
- é ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;
- é ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;
- é ser um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a
  proclamar a igualdade;
- é um ser batalhador, que não desiste nunca;
- é um rebelde, que nunca aceita ser dominado;
- é um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil;
- o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista.
Não porque aprende coisas no  CTG, mas porque carrega em si
Esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles.
  Por isso eu tenho orgulho de ser chamado de "GAÚCHO".
Um quebra costela a todos!
Bem CAPAZ que eu não vou REPASSAR !
Capaz, meeeesmo!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano - Brasil 75

Esta é uma lista de países ordenada por Índice de Desenvolvimento Humano como incluída no Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, compilado com base em dados de 2007 e publicada no dia 5 de Outubro de 2009[1]. Cobre 180 estados-membros da ONU (de 192), junto com: Hong Kong (RAE da China) e territórios palestinos. Doze países-membros da ONU não são incluídos devido à falta de dados. Os países não-membros da ONU ou não-reconhecidos, assim como os territórios (com exceção de Hong Kong, protetorado chinês, e da Palestina) também não são incluídos. Os índices médios dos continentes, regiões e grupos de países são incluídos igualmente para comparação.

Posição País IDH
Dado de 2007
[3]
Mudança comparada aos dados de 2006
[3][nb 1]
1 Noruega 0,971 +0,001
2 Austrália 0,970 +0,002
3 Islândia 0,969 +0,002
4 Canadá 0,966 +0,001
5 Irlanda 0,965 +0,001
6 Países Baixos 0,964 +0,003
7 Suécia 0,963 +0,002
8 França 0,961 +0,003
9 Suíça 0,960 +0,001
10 Japão 0,960 +0,002

...
...
...

Posição País IDH
Dado de 2007 Mudança comparada aos dados de 2006
62 São Cristóvão e Nevis 0,838 +0,003
63 Roménia 0,837 +0,005
64 Trinidad e Tobago 0,837 +0,005
65 Montenegro 0,834 +0,006
66 Malásia 0,829 +0,004
67 Sérvia 0,826 +0,005
68 Bielorrússia 0,826 +0,007
69 Santa Lúcia 0,821 Straight Line Steady.svg
70 Albânia 0,818 +0,004
71 Rússia 0,817 +0,006
72 Macedónia 0,817 +0,004
73 Dominica 0,814 Straight Line Steady.svg
74 Granada 0,813 +0,003
75 Brasil 0,813 +0,006
76 Bósnia e Herzegovina 0,812 +0,005
77 Colômbia 0,807 +0,007


Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano - Wikipédia, a enciclopédia livre

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace